Sobre o Blog

Este site é um espaço para se compartilhar técnicas, conhecimentos, experiências e opiniões sobre os assuntos relacionados com Desenvolvimento de Software de uma forma geral.
Neste blog irei abordar o desenvolvimento de software com ênfase nos aspectos humanos, que, pela minha experiência, costumam ser mais relevantes para o sucesso de um projeto do que os fatores técnicos. A intenção, mais que apresentar propostas e receitas de como as coisas devem ou deveriam ser, é provocar a curiosidade e a troca de ideias que, espero, venham promover novas e enriquecedoras perspectivas de conhecimento sobre o assunto.

Assunto que, para mim, é sempre um mistério desafiador e empolgante: a organização de pessoas em torno de um projeto para desenvolver software, com toda a complexidade inerente a esse tipo de atividade. Teorias sobre sistemas complexos, tão bem apresentadas e contextualizadas por Jim Highsmith em seu livro “Adaptive Software Development – A Collaborative Approach to Managing Complex Systems” publicado em 2000, e recentemente retomadas por Jurgen Appelo em seu livro “Management 3.0 – Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders” publicado em 2011, tiveram um forte impacto no meu modo de entender o desenvolvimento de software. Espero poder compartilhar isso, e (o que realmente me move nessa iniciativa) que esse compartilhamento possa ser útil para todos nós.

Os dois primeiros posts são textos antigos que julguei ainda atuais. O meu plano é colocar um novo post a cada mês.

Minha expectativa é continuar tendo o privilégio de sua visita e comentários para trocarmos ideias sobre esse assunto.

Espero que goste e assine o site para receber automaticamente os novos posts, e que também recomende aos amigos.🙂

  1. Werther Marcos
    06/10/2011 às 22:02

    Oi Mineirão,

    Foi com enorme contentamento que recebi a comunicação do início de seu blog.

    Primeiro pela sua eterna obsessão em estar sempre respirando e se nutrindo em assuntos de informática desde 1965, na época denominada Centro de Processamento de Dados, quando você já dominava equipamentos convencionais IBM e passou a programar um computador IBM 1401, alimentado por cartões magnéticos e rodando com 8K de memória RAM e sem disco.

    Segundo pelo sua necessidade em estar sempre a par das novas tecnologias de informática, que, quando você começou na área, mudavam a passos de cágado e agora o conceito de obsolescência é diário. Renovar ou morrer…

    Terceiro, e o mais importante, é a sua visão da importância da interação com os usuários e respeito a valores individuais, numa época em que lidamos com sofisticadas engenharias de software e orientação a objeto, tudo em grande magnitude. Não gosto de julgar, mas não classifico você como saudosista, como você sugeriu em seu texto para a formatura de uma turma de TI.

    Um grande e saudoso abraço,

    Werther Marcos

    • 07/10/2011 às 15:19

      Pois é Marcos!
      Diz-se que quanto mais o tempo passa, mais temos a percepção de que essa passagem do tempo está acelerando. Talvez seja porque o universo continua se expandindo ainda em aceleração. Para nos, que estamos nessa área profissional já há algum tempo, essa sensação fica potencializada e certamente é um grande desafio, do qual sempre gostei.

      Acho que o maior aprendizado que podemos tirar dessa avalanche de mudanças que tem ocorrido para os profissionais de desenvolvimento de software, é que não existem verdades definitivas (como diz a música do Lulu Santos “tudo muda o tempo todo no mundo”). Talvez o segundo aprendizado seja que nos esquecemos disso com frequência.

      Obrigado pelo incentivo, e espero estar à altura de suas expectativas

      Um grande abraço

      Arisio

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: